domingo, 10 de março de 2019

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
Esforço e Capacidade necessitam de direção!

Ensino à Distância




SINOPSE
São cobertos os seguintes temas, fundamentados num Estudo de Caso:
Análise da Situação Atual:
Fatores Internos e Fatores Externos (Mercado),
Perspectivas (Cenários),
Plano Estratégico: (Missão, Market Share, Estratégias de Marketing, Objetivos),
Plano Tático (Estrutura Organizacional, Administração, Marketing, Produção e, Orçamentos),
Plano Operacional: (Políticas de Administração Financeira, de Recursos Humanos, de Marketing, de Produção), Organização, Execução e Controles.

A versão "EAD" inclui testes com perguntas e respostas para fixar os conhecimentos adquiridos, bem como, acesso ao autor para esclarecer dúvidas.

 












COMPRAR

RESUMO
Falta de Planejamento é, certamente, uma das principais causas da morte precoce de muitos empreendimentos.
No Brasil, o Planejamento Estratégico, como outros temas de Administração de Empresas abordados nos MBA’S americanos, está colocado no topo da lista de desejos de muitas empresas, embora muitas nem sequer possuam planos de curto prazo.
Hoje, os gestores dispõem de recursos de Tecnologia da Informação que proporcionam grande diferencial competitivo ao usarem sistemas que viabilizam a comunicação e a tomada de decisões em tempo real, introduzindo inteligência nos negócios (“Business Intelligence”).
Chegamos na era da Gestão Estratégica, mas que só será plenamente aplicável se houver um plano, ou melhor, um planejamento sistêmico para orientar o rumo!
A Tecnologia da Informação está disponível para todos igualmente, inclusive para empresas de pequeno porte, mas o uso inteligente das informações ainda é muito pouco aplicado, na medida em que é escasso o Planejamento Estratégico.
Exatamente isso é o que propomos ensinar em nosso livro “Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, & Gestão Estratégica”.
Convém destacar que por ser um tema que abrange a empresa como um todo, só pode ser tratado com uma visão multifuncional.
Fundamentados em nossa vivência profissional, tratamos de estratégias econômico-financeiras a estratégias de recursos humanos, de políticas administrativas a políticas de marketing, de fabricação a vendas, a níveis estratégicos, táticos e, operacionais, expondo o fundamento teórico, mas nos detendo na prática de como planejar, executar e, controlar.
 Usamos como fio condutor, um caso clássico de empresa de comercio e indústria, formada por sócios com pouca experiência administrativa, que se lançam no negócio de Doces & Salgados sem um plano bem fundamentado e, por isso, enfrentam perdas e desequilíbrio financeiro, de cuja situação extraímos preciosas lições e, elaboramos um plano completo, de todas as atividades, departamentos e funções de um empreendimento.
Partimos de uma pesquisa dos fatores críticos de sucesso internos e externos, fazemos uma análise da situação atual, avaliações de pontos fortes e fracos, cenários alternativos e, riscos e oportunidades que fundamentam as estratégias a serem adotadas.
As estratégias são explicitadas em um plano tático para as atividades administrativas, comerciais e da produção e, finalizamos com normas, políticas, planos de ações e projetos para gerir de forma estratégica esse empreendimento.
Fácil de entender, completo e, minucioso o suficiente para aplicar em empreendimentos de qualquer tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário