AS MELHORES PRÁTICAS
DE MARKETING E VENDAS
|
Sinopse O
estudo do Marketing indica as especificações e quantidades dos produtos e/ou
serviços que o mercado comporta, e as Técnicas e Arte de Vendas, como vende-los,
e transformá-los em renda e lucro. Marketing: Definições Estratégicas, Marketing e
Ferramentas de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Marketing Viral, Vendas: Técnicas e Arte de Vendas Pós Venda: Atendimento Digital e, SAC O
e-book de “Autoestudo” Incluí um Teste de Compreensão para o estudante verificar
seu entendimento. |
RESUMO
Apesar da imensa variedade dos mercados e dos modelos de
negócios, podemos dizer que os principais fatores e motivações são os mesmos
para todos!
Os mesmos fatores econômicos de Produção, Distribuição e
Consumo, envolvendo decisões racionais e, emocionais estarão sempre presentes.
Todavia, o impacto da Tecnologia Digital é imenso e continua
promovendo mudanças substanciais nos meios de comunicação e comportamento
social, com reflexos na maneira de se fazer negócios.
Por isso, dividimos nosso estudo em duas partes: Design Tradicional e, Design Digital.
Design Tradicional
Na primeira parte
tratamos em detalhes todos os fundamentos da atividade de Marketing
(Mercadologia), abordando as estratégicas da empresa, seu Posicionamento
Dinâmico no Mercado, os fundamentos para especificação, ciclos de vida, preços
e condições de pagamento de Produtos e Serviços, para viabilizar os negócios.
Examinamos detidamente o conceito de Mercado Alvo para dar renda e estabilidade
aos negócios, a Competitividade
para garantir presença nesse mercado e, as Estratégias de Marketing a serem seguidas para que
sejam obtidos os resultados almejados.
Detalhes como Estratégia
de Produtos. conquista de Novos Mercados, Fatores Críticos
se Sucesso, Benefícios do Comprador, Marca e Canais de Distribuição são
analisados com base no case de uma empresa que vende TI, mas que se aplica à
todo e qualquer negócio.
Ainda no capítulo do Marketing, vamos verificar as atividades
operacionais, como Promoção de Vendas internas e externas, Propaganda e
Publicidade, tendo como corolário, a Justificativa Econômica de custos e
despesas de Marketing.
Os princípios estudados se aplicam tanto no comercio tradicional
como digital. Mudam apenas as ferramentas.
Empresa – Produto –
Mercado, o
tripé do posicionamento da empresa no mercado resume as responsabilidades do
Marketing. A partir daí, é com Vendas.
Inicialmente tratamos da organização das atividades de vendas,
tanto nos aspectos burocráticos, como nos aspectos operacionais. São exploradas
as infraestruturas de
administração e, operacionais de Vendas, as diversas modalidades de
negócios e, a formação dos territórios de vendas.
A seguir, tratamos do Vendedor; das suas qualificações comportamentais, das técnicas e, da
arte de vendas, incluindo exemplos pessoais que bem ilustram as práticas
apresentadas e, que se aplicam a qualquer tipo de negócio, dentro de uma loja
ou, nas vendas entre empresas.
Finalizamos com o pós-venda, controles das atividades dos vendedores e,
fidelização dos clientes através de um sistema simples de CRM.
Design Digital
Exemplificamos as definições estratégicas da era digital, o novo design
operacional (funil de vendas) e, a digitalização dos territórios de vendas.
Expomos os diversos canais e, as múltiplas ferramentas de
marketing digital, o funcionamento do Marketing de Conteúdo e do Marketing Viral.
A seguir, tratamos do E-commerce e, seus diferentes sistemas de vendas, onde as
atividades do Vendedor torna-se praticamente virtual, amparado por sistemas e,
mesclado às atividades de marketing, inclusive no Pós-venda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário