Gestão de Empresas e Pessoas

 

AS MELHORES PRÁTICAS 

DE MARKETING E VENDAS




Sinopse

O estudo do Marketing indica as especificações e quantidades dos produtos e/ou serviços que o mercado comporta, e as Técnicas e Arte de Vendas, como vende-los, e transformá-los em renda e lucro.

Marketing: Definições Estratégicas, Marketing e Ferramentas de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Marketing Viral,

Vendas: Técnicas e Arte de Vendas

Pós Venda: Atendimento Digital e, SAC

O e-book de “Autoestudo” Incluí um Teste de Compreensão para o estudante verificar seu entendimento.

 

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RESUMO

Apesar da imensa variedade dos mercados e dos modelos de negócios, podemos dizer que os principais fatores e motivações são os mesmos para todos!

Os mesmos fatores econômicos de Produção, Distribuição e Consumo, envolvendo decisões racionais e, emocionais estarão sempre presentes.

Todavia, o impacto da Tecnologia Digital é imenso e continua promovendo mudanças substanciais nos meios de comunicação e comportamento social, com reflexos na maneira de se fazer negócios.

Por isso, dividimos nosso estudo em duas partes: Design Tradicional e, Design Digital.

Design Tradicional

Na primeira parte tratamos em detalhes todos os fundamentos da atividade de Marketing (Mercadologia), abordando as estratégicas da empresa, seu Posicionamento Dinâmico no Mercado, os fundamentos para especificação, ciclos de vida, preços e condições de pagamento de Produtos e Serviços, para viabilizar os negócios.

Examinamos detidamente o conceito de Mercado Alvo para dar renda e estabilidade aos negócios, a Competitividade para garantir presença nesse mercado e, as Estratégias de Marketing a serem seguidas para que sejam obtidos os resultados almejados.

Detalhes como Estratégia de Produtos.  conquista de Novos Mercados, Fatores Críticos se Sucesso, Benefícios do Comprador, Marca e Canais de Distribuição são analisados com base no case de uma empresa que vende TI, mas que se aplica à todo e qualquer negócio.

Ainda no capítulo do Marketing, vamos verificar as atividades operacionais, como Promoção de Vendas internas e externas, Propaganda e Publicidade, tendo como corolário, a Justificativa Econômica de custos e despesas de Marketing.

Os princípios estudados se aplicam tanto no comercio tradicional como digital. Mudam apenas as ferramentas.

Empresa – Produto – Mercado, o tripé do posicionamento da empresa no mercado resume as responsabilidades do Marketing. A partir daí, é com Vendas.

Inicialmente tratamos da organização das atividades de vendas, tanto nos aspectos burocráticos, como nos aspectos operacionais. São exploradas as infraestruturas de administração e, operacionais de Vendas, as diversas modalidades de negócios e, a formação dos territórios de vendas.

A seguir, tratamos do Vendedor; das suas qualificações comportamentais, das técnicas e, da arte de vendas, incluindo exemplos pessoais que bem ilustram as práticas apresentadas e, que se aplicam a qualquer tipo de negócio, dentro de uma loja ou, nas vendas entre empresas.

Finalizamos com o pós-venda, controles das atividades dos vendedores e, fidelização dos clientes através de um sistema simples de CRM.

Design Digital

Exemplificamos as definições estratégicas da era digital, o novo design operacional (funil de vendas) e, a digitalização dos territórios de vendas.

Expomos os diversos canais e, as múltiplas ferramentas de marketing digital, o funcionamento do Marketing de Conteúdo e do Marketing Viral.

A seguir, tratamos do E-commerce e, seus diferentes sistemas de vendas, onde as atividades do Vendedor torna-se praticamente virtual, amparado por sistemas e, mesclado às atividades de marketing, inclusive no Pós-venda.


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