Planejamento &
Gestão Estratégica
|
SINOPSE A gestão
de empresas possui três níveis: Estratégico, Tático e Operacional, sem o que os
gestores ficam sem direção comum. É necessário conhecer o mercado, saber a
situação atual, onde quer estar a médio prazo, e que estratégias adotar para
chegar lá. O e-book aborda a Análise da Situação Atual, os Fatores Internos e
Externos (Mercado), as Perspectivas (Cenários), e como definir o Planejamento,
a Missão, o Market Share, as Estratégias de Marketing, e Gestão Estratégica. O e-book de "autoestudo" inclui perguntas
e respostas para fixar os conhecimentos adquiridos. |
RESUMO
Falta de Planejamento é, certamente, uma das principais causas
da morte precoce de empreendimentos.
No Brasil, o Planejamento Estratégico, como outros temas de
Administração de Empresas abordados nos MBA’S americanos, está colocado no topo
da lista de desejos de muitas empresas, embora muitas nem sequer possuam planos
de curto prazo.
Hoje, os gestores dispõem de recursos de Tecnologia da
Informação que proporcionam grande diferencial competitivo ao usarem sistemas
que viabilizam a comunicação e a tomada de decisões em tempo real, introduzindo
inteligência nos negócios (“Business
Intelligence”).
Chegamos na era da Gestão Estratégica, mas que só será
plenamente aplicável se houver um plano, ou melhor, um planejamento sistêmico
para orientar o rumo!
A Tecnologia da Informação está disponível para todos
igualmente, inclusive para empresas de pequeno porte, mas o uso inteligente das
informações ainda é muito pouco aplicado, na medida em que é escasso o
Planejamento Estratégico.
Exatamente isso é o que propomos ensinar em nosso livro
“Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, & Gestão Estratégica”.
Convém destacar que por ser um tema que abrange a empresa como
um todo, só pode ser tratado com uma visão multifuncional.
Fundamentados em nossa vivência profissional, tratamos de
estratégias econômico-financeiras a estratégias de recursos humanos, de
políticas administrativas a políticas de marketing, de fabricação a vendas, a
níveis estratégicos, táticos e, operacionais, expondo o fundamento teórico, mas
nos detendo na prática de como planejar, executar e, controlar.
No nível estratégico do
planejamento antecipamos as demandas do mercado quanto a produtos e serviços, e
planejamos as inovações necessárias para garantir a viabilidade futura do
empreendimento.
No nível tático,
definimos os recursos materiais e humanos para executar as estratégias
preconizadas no nível estratégico.
No nível operacional,
organizamos e regulamentamos o uso dos recursos mobilizados para executar o
plano e controlar os resultados, retroalimentando a gestão estratégica.
Usamos como fio condutor, um caso clássico de empresa de
comercio e indústria, formada por sócios com pouca experiência administrativa,
que se lançam no negócio sem um plano bem fundamentado e, por isso, enfrentam
perdas e desequilíbrio financeiro, de cuja situação extraímos preciosas lições
e, elaboramos um plano completo, de todas as atividades, departamentos e
funções de um empreendimento.
Partimos de uma pesquisa dos fatores críticos de sucesso
internos e externos, fazemos uma análise da situação atual, avaliações de
pontos fortes e fracos, cenários alternativos e, riscos e oportunidades que
fundamentam as estratégias a serem adotadas.
As estratégias são explicitadas em um plano tático para as
atividades administrativas, comerciais e da produção e, finalizamos com normas,
políticas, planos de ações e projetos para gerir de forma estratégica esse
empreendimento.
Fácil de entender, completo, e minucioso o suficiente para
aplicar em empreendimentos de qualquer tamanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário