Gestão de Empresas e Pessoas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Suor ou talento?


No dia 13 de agosto o Portal Exame publicou a matéria "Suor ou Talento?" (clique aqui para ler a matéria completa). A professora Brooke Macnamara afirma, “as pessoas gostam de pensar que somos todos iguais. Infelizmente, não é bem assim”Embora a matéria se apresente com ares científicos, me parece superficial e não vai além de algumas conclusões equivocadas. Vou comentar alguns pontos que me parecem mais importantes:

  • Habilidade inata: Acredito que os seres de uma mesma espécie tenham habilidades originais adquiridas por experiências comuns no próprio desenvolvimento da sua espécie. Os seres humanos são todos iguais, por principio, mas podem se diferenciar pela evolução física e mental adquirida, o que está ao alcance de todos da mesma espécie. Em outras palavras, o que nos diferencia fisicamente são os recursos materiais do meio em que vivemos (fatores climáticos, fauna, flora, topografia, etc.), e mentalmente, o ambiente cultural em que vivemos, produzindo as sinapses que construímos conforme nossas experiências de vida.
  • Treinamento: Podemos separar em “adestramento” e “desenvolvimento”. Adestramento é prática que fixa mentalmente comandos e prepara os músculos e nervos para executarem determinadas tarefas físicas com perfeição. Note que a ação é sempre comandada pelo subconsciente. Desenvolvimento é a evolução ordenada e sistemática das potencialidade intelectuais humanas. Segundo Piaget (“Psicologia da Inteligência”), é o produto de uma estrutura cognitiva que tem por base um processo constante de assimilação e adaptação. “A vida é criação continua de formas cada vez mais complexas, e a progressiva adaptação dessas formas ao meio”. Criação natural e inconsciente de Sinapses. 
  • Esforço não basta: É verdade, esforço ou força de vontade não basta, embora não se dispense. O que realmente importa é a imaginação, ou autoimagem construída pela imaginação de como somos e agimos. (Dr. Maxwell Maltz – The Psycho Cybernétics).
  • Dedicar muito tempo a uma tarefa não fará ninguém virar um fora de série: Não posso concordar; como todos são iguais, o adestramento físico e mental produz um diferencial significativo. Veja a narrativa do Oscar Schmidt, o “Mão Santa”. 
  • “Num jogo de xadrez, os jogadores que tiveram herdado um inteligência maior e uma memória melhor, terão vantagens: Não se trata de herança, mas de uso - treino. Genes influi na constituição física; o ambiente influi no desenvolvimento da inteligência e do comportamento. São coisas importantes, mas diferentes .

Nenhum comentário:

Postar um comentário